Instalação e apontamento de sua antena banda KU

O mais importante é a fixação da base. Se a base não estiver firme, qualquer vento tira a antena da posição, e se ela não tiver nivelada, não há cristão que consiga um bom apontamento com ela.

A antena offset pode ser fixada em laje ou parede. (Dica, em parede o alinhamento lateral é mais simples)

Na hora de furar e fixar a base, é obrigatório observar o nivelamento do cano (ou mastro) da antena. Existem 2 alinhamentos.

Lateral: O alinhamento lateral é feito verificando lateralmente ao suporte, no lado que não há como mover o cano.

Imagem

Repare que é posicionado o nível sobre o cano e a bolha de ar deve ficar no centro. Se não ficar, você tem que usar arruelas até obter o nivelamento, no caso de fixação na laje. 

Aqui que a instalação em parede é mais fácil. Deve ser feito apenas 1 furo, colocada a bucha e parafusar (sem apertar) a base. Posicione a base de maneira que o mastro fique lateralmente alinhado (colocando o nível no mesmo sentido da parede, paralelo a ela) e marque o local dos demais furos. Gire a base para o outro lado para que você possar furar os 3 buracos que faltam, coloque as buchas e parafuse a base. Coloque o nível novamente na posição e firme o cano para que ele fique o mais alinhado possível e aperte bem os parafusos. 

A pior parte já foi. Daqui pra lá é mel na chupeta.



Frontal

O alinhamento frontal é feito regulando o cano para frente ou para trás. 

Imagem

Repare que o nível agora é colocado formando uma cruz com a posição usada no alinhamento lateral (perpendicular à parede, no sentido que o cano se mexe para frente para trás).

É simples, basta mexer o cano até obter nível depois fixar firmemente os parafusos.

Se tiver tudo certinho, com o nível colocado e sendo girado 360º sobre o cano, a bolinha deve permanecer no centro. Ou com um nível de fixação magnética na lateral do cano a bolinha também deve ficar no centro.

Feito isso, vamos descobrir pra onde apontar essa encrenca.


vá no site 
http://www.dishpointer.com

e coloque seu endereço e selecione o satélite. AMZ 61 W.

Ele irá mostrar uma imagem de satélite tipo google earth da sua rua.
Dê um zoom e mexa com a tachinha até o local onde será instalada a antena.

Imagem

Veja embaixo onde aparecem os dados de inclinação e azimuth (azimute ou direção) e também giro do LNB.

Agora coloque sua antena na inclinação informada pelo site usando a graduação dela. Algumas tem uma setinha que indica noutras o próprio parafuso é o indicador, nesse caso a borda do parafuso do lado da parábola da antena é a indicação da inclinação.
Na figura abaixo a antena tem um indicador, se não tivesse ela estaria regulada para 36º de acordo com a borda do parafuso.

Imagem

Se tiver uma bússola ou GPS com bússula eletrônica, use a direção em graus dada e aponte a antena. Se não, pegue um bom ponto de referência atraves da linha vermelha que o site desenha e aponte a antena para lá. No caso da imagem a pedra no morro é um bom ponto de referência.

O LNB deve ser girado no sentido apontado com você por trás da antena. E ele fica com o pescoço o mais encostado possível no suporte. A posição de 0º é com o fio saindo para baixo. A partir daí que é feito o giro.

Aqui tem uma dica que é usar um relógio de parede (esses de colocar na cozinha para regular).

Pega-se a indicação do site em graus e divide por 30. Ai no exemplo 35,8 / 30 = 1,19333... Pega a parte decimal e multiplica por 60. 0,1933333 * 60 = 11,6.

Para explicar, o valor encontrado é quantas horas você tem que andar a mais que 6 horas (posição inicial de 0º) no sentido horário se olhar a antena de frente. A multiplicação por 60 é para transformar as frações de horas em minutos. 

Ai no exemplo temos +1 hora e 11 minutos depois das 6 horas. Então você pega um relógio desse, coloca na frente da antena, acerta ele com 07:11 e gira o LNB de maneira que o fio acompanhe a posição do ponteiro das horas.

Bom, se seguir estes passos, na hora que ligar o aparelho e colocar num dos TPs mais forte você já terá sinal com certeza. Ai basta pegar um TP mais fraco e afinar cada ajuste (azimute para esquerda e direita, inclinação para cima e para baixo e giro do LNB) com muito cuidado e paciência até obter a melhor qualidade no TP mais fraco. Depois é só apertar bem a antena, dar um sacode nela para ver se ela vai permanecer na posição e depois curtir.

Dicas Finais:

* Não regule com os parafusos soltos demais se não você fará movimentos grandes e não conseguirá bons resultados.

* Fique atento se o suporte do LNB e braço do LNB não estão com encaixe folgado, se não ficam balançando à toa. Se isso acontece, dê uma ou 2 voltas de fita crepe no encaixe que ele fica mais firme.

* Ajuste uma coisa de cada vez, soltar os parafusos da inclinação e do giro e tentar regular a antena é certeza de tirar ela do lugar, só solte os parafusos de uma regulagem de cada vez.

* Procure fazer isso ao entardecer. De preferência quando o sol começar a se por. Você terá luz para trabalhar e não terá um sol quente na muleira, o que lhe dará mais paciência para apontar a antena.

* Passe o cabo dentro do braço do LNB e do cano da antena. O fio solto, com vento, irá balançar o braço do LNB e você terá perdas de sinal, travadas e etc à toa quando tiver rolando um ventinho lá na antena. Além de ficar feio pacas.

* Não se esqueça de vedar a conexão com o LNB. Use a capinha de borracha que acompanha o LNB e passe silicone na fresta para que não entre água. Ou então uma fita autofusão. Quando molhado a água diminui a tensão que entra no LNB pois ela dá passagem para a malha de aterramento do cabo e com isso você perde sinal. 
As vezes seria possível continuar com sinal com um sereninho mas se tiver dando muita passagem por causa da água você fica sem sinal.

* Uma dica que verifiquei a eficácia dela, ao menos aqui para o sudeste, creio que no sul ela não tenha efeito, é afastar mais o LNB da antena do que o padrão dela, seja não encaixando o braço do LNB até o fim da antena ou puxar o suporte do LNB para fora como está na foto da dica.

Dicas do companheiro VLD.


Mestre do AZ
Adm Fernando

Seguidores